
Os primeiros registos de interações sociais remontam ao início dos anos 60, através dos primeiros papers publicados sobre redes e comunicações.
Enquadramento Histórico e Tecnológico
- 1960/61 (Leonard Kleinrock's) - Primeiro paper “Information Flow in Large Communications Nets”
- 1962 (Paul Baran) – Estudo corporativo “On Distributed Communication Networks”
- 1962 (J.C.R. Licklider and Welden E. Clark) – Primeiro paper sobre o conceito da Internet “Online Man Computer Communication”
- 1964 – “Communication Nets”, livro de Len Kleinrock que mostrava o desenho de redes e a teoria necessária para construir uma rede de pacotes (packet network).
- Este trabalho deu um grande contributo para o desenho da rede de comunicações da ARPANET.
- 1964 (Paul Baran) – Primeiro paper sobre Secure Packetized Voice Communications “On Distributed Communications Networks”.
- Este paper provocou o rumor que a Internet tinha sido criada pelos militares para promover uma guerra nuclear
- 1965 – Primeira experiência de criação de uma rede (laboratórios Lincoln) – Larry Roberts & Thomas Marill.
- 1965 – Primeira tentativa de ligar 2 computadores e de fazer com que estes comunicassem.
- 1966 – Primeiro paper sobre experiências de redes “Toward a Cooperative Network of Time-Shared Computers”
- Larry Roberts & Thomas Marill.
- 1966 – Início do programa de comunicações ARPA.
- Advanced Research Projects Agency como divisão do departamento da defesa dos EUA
- 1958 – Criação da ARPA - Advanced Research Projects Agency como divisão do departamento da defesa dos EUA
- Alterado o nome para DARPA - Defense Advanced Research Projects Agency
- 1969 – Criada a ARPANETC
- Com o objectivo de interligar bases militares e departamentos de pesquisa
- Tinha por base a ideia de construir uma rede que sobrevivesse a um ataque nuclear
- Financiada pelo governo dos EUA
- 1969 – Surge o primeiro IMP– Interface Message Processor
- Funcionavam como gateways (Routers)
- Ligação entre os 2 primeiros MIPs
- Enviada primeira mensagem via ARPANET entre UCLA e Standford
- 1970 – ARPANET atinge a costa este dos EUA e cresceu até 18 IMPs
- 1971 – Primeiro TIP - Terminal Interface Processor
- Para ligar computadores individuais à ARPANET
- Até 1977 – já estavam 111 computadores na ARPANET
- Departamento da defesa, National Science Foundation; NASA, Etc.
- Incluía já uma ligação por satélite da Califórnia ao Hawaii
- Ligações Internacionais como a do University College of London ao Norwegian Seismic Array
- 1983 - surge a MILNET, uma rede militar que se separou da ARPANET
- É substituído o principal protocolo (NCP) da ARPANET pelos TCP/IP originalmente criado em 1974
- É criada a TELNET, primeiro serviço comercial de acesso à rede dos EUA
Na realidade é o aparecimento da INTERNET
- Até 1990 – A ARPANET retira-se e os computadores são movidos para outras redes ligadas ao NSFNET (National Science Foundation Network)
As Primeiras Redes
- UCLA - Universidade da Califórnia – Los Angeles
- SRI – Standford Research Institute
- UCSB – Universidade da Califórnia – Santa Bárbara
- UTAH - Universidade de UTAH
Redes de Computadores
Consistem em ter dois ou mais computadores ligados entre si. Através de uma rede é possível servir vários propósitos:
- Comunicação entre pessoas ou processos
- Correio electrónico , conversa em directo (chat), etc.
- Partilha de recursos físicos ou lógicos
- Impressoras, dados, aplicações, ligações à Internet, etc.
- Jogos com vários jogadores
As redes são classificadas mediante alguns critérios como:
- O ambiente onde estão inseridas (redes empresariais, corporativas, etc.)
- A sua dimensão ou área geográfica (Redes pessoais, locais, metropolitanas, etc.)
- A sua topologia (bus, ring, star, ponto a ponto, etc.)
- Tecnologia de transmissão (redes Ethernet, TokenRing, ATM, ISDN, ATM, etc.)
- Meio físico de transmissão (cabo coaxial, fibra óptica, infravermelhos, radio, etc.)
Tipos de Redes mais comuns:
LAN – Local Area Network (Rede Local)
Ocupa uma área limitada (uma sala, um piso, um edifício, vários edifícios). Normalmente são de médio/alto débito (10 Mbps a 1 Gbps). A tecnologia mais usada é Ethernet.
WAN – Wide Area Network (rede de área alargada)
São redes de comunicações que cobrem uma área significativa.
Com dimensões equivalentes a regiões, países, continentes ou vários continentes.
São utilizadas para comunicar entre áreas geográficas distintas.
São constituídas por conjuntos redes interligadas (LAN e WAN, etc).
Um exemplo deste tipo de rede é a própria Internet.
MAN – Metropolitan Area Network
Garante a ligação de redes locais, normalmente numa cidade.
Semelhante a uma rede WAN mas mais reduzida.
Um exemplo são as redes cabo disponíveis (TV-Cabo, CaboVisão).
São normalmente redes de débitos mais elevados.
PAN – Personal Area Network
Rede pessoal está relacionada com uma abrangência de umas dezenas de metros.
Actualmente é frequente serem redes sem fios e domésticas ou de micro empresas.
São normalmente redes de débitos muito baixos, tipo 1 Mbps.
WLAN – Wireless Local Area Network
Rede local sem fios.
Fáceis de instalar.
Proporcionam grande mobilidade.
VPN – Virtual Private Network
Estabelecem uma ligação segura (túnel) entre 2 pontos.
Estes dois pontos são ligados através de um router em cada ponto.
A ligação utiliza uma rede publica (Internet) para efectuar a ligação.
Os dados são encriptados para que não possam ser intercedidos.
São actualmente muito utilizados para ligar várias redes da mesma empresa.
Diferença entre Intranet, Extranet e Internet
Intranet
Caracteriza-se por ser uma rede privada de computadores.
Os utilizadores são da rede interna.
Conecta pessoas dentro de uma empresa/organização e restringe-se a ela.
O acesso aos dados ou recursos é restrito aos utilizadores dessa rede.
Confunde-se por vezes com a Internet, pois apoia-se nos mesmos protocolos, equipamentos e serviços.
Extranet
Funciona como uma extensão da rede privada (intranet).
A principal característica é o facto de permitir o acesso à rede interna via Internet.
Permite o acesso aos dados e recursos da empresa/organização a partir de qualquer lugar do mundo.
O acesso aos funcionários ou Stakeholders.
Internet
A rede INTERNET (INTERconnected NETworks) é na realidade um conjunto de milhares de outras redes interligadas.
Internet passa a ser um sistema mundial público de redes de computadores
Dezenas de milhares de computadores comunicam entre si através de uma linguagem comum
Esta linguagem designa-se por Protocolo de Comunicações:
- Não foi construída por ninguém e foi-se desenvolvendo ao longo dos tempos.
- Qualquer pessoa ou computador, previamente autenticado, pode conectar- se.
- Começou por ter uma utilização restrita, inicialmente utilizada pelas comunidades militar, científica e académica.
No início dos anos 90, no CERN (European Organization for Nuclear Research), Tim Berners-Lee e Robert Cailliau, desenvolveram todas as ferramentas importantes e necessárias para o seu projecto WWW.
HTTP – HyperText Transfer Protocol
HTML – HyperText Markup Language
Primeiro Web Server
Primeiro Servidor de HTTP – CERN httpd
Primeiras Web Pages
Primeiro Web Browser - chamava-se WorldWideWeb
Web 1.0
Como o número indica, foi a primeira geração comercial da Internet
Dirigida a um público muito restrito (cientistas, professores, organizações, etc.)
O internauta era um mero consumidor de informação.
Conteúdos somente de leitura em sites HTML estáticos.
Os sites eram bastante estáticos, não havia interactividade.
Após o surgimento do WWW, já começou a surgir o conceito de hiperlink.
A partir de 1993, Já se conseguia navegar entre páginas através de um clique!
Há quem defenda que a Web 1.0 já conectava pessoas e já conseguia atingir a interactividade (normalmente proporcionada pelos chats de discussão).
Era do Hotmail e do Geocities, popular nos anos 90, o GeoCities funcionava como um serviço gratuito de Web Hosting.
Web 2.0
O termo Web 2.0 foi adoptado para a nova geração do WWW
Tim O'Reilly é apontado como o criador do conceito Web 2.0
Termo surgiu em 2004 no MediaLive International numa sessão de Brainstorming
Indica uma nova gama de tecnologia e aplicações
Tem como base a troca de informações e colaboração dos Internautas
Baseado em conteúdos colaborativos/participativos
Conteúdos gerados pelos utilizadores e uma web de leitura e escrita.
A Web 2.0 é viradas para as pessoas, enquanto a 1.0 era meramente comercial.
Na realidade é uma Internet bastante participativa.
o entanto, alguns críticos defendem que a tecnologia, ou a maioria dos componentes tecnológicos já existiam antes da Web.
"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva” (Tim O'Reilly)
A WEB 2.0 é na realidade uma grande mudança social
Tecnicamente, não mudou desde o seu aparecimento e do surgimento da World Wide Web (WWW).
Web 3.0
No entanto, a web 3.0, essa sim está ligada a algumas mudanças.
Refere-se à forma como os dados são tratados e ao seu significado.
Trata a criação de grandes colecções de bases de dados.
Com grande relevo na Estrutura e Descrição dos dados.
WEB 3.0 vs WEB SEMÂNTICA
Evolução
A internet tornou-se um grande canal para e-commerce. Funciona como fonte importante da comunicação global, de pesquisa de informação e do entretenimento.Serve como uma nova fase de interação do consumidor, com grande influência nas redes sociais, nos blog's, vblog's, Podcasts e nas comunidades virtuais.
Tempo
Os utilizadores não gostam de esperar e procuram respostas instantâneas, à velocidade de um click.
O Poder da Tecnologia
A tecnologia mudou verdadeiramente a forma de trabalho das empresas e os seus empregados. A geografia deixou de ser relevante, o trabalho das 9h00 às 17h00 passou a ser 24/7 x 365.
A dimensão deixou de ter importância, mudança no serviço ao cliente e a internet veio contribuir para promover os negócios.
Novas Formas de Negócio
A Internet, através da sua colecção de redes interligadas em todo o mundo, veio facilitar a livre troca de informação. Provocou uma transformação tecnológica da sociedade e na sua forma de fazer negócios.
Actualmente os negócio estão muito apoiados na web, na Internet, intranet e extranet, isoladas ou em conjunto. Contrariam assim os negócios tradicionais, onde estavam frente a frente vendedores e compradores.
Novos tipos de intermediários
Com o aparecimento da era .com "obrigaram" intermediários a fazer grandes ajustes na sua forma de fazer negócio. Isto é, a tecnologia tem sido extremamente útil ajudando a perceber os seu clientes e potenciais clientes a um nível individualizado, permitindo desenvolver marketing direccionado às suas necessidades específicas.
Internet como ferramenta de negócio
Tem crescido dia após dia, tal como o seu impacto nas comunidades apoiadas na web.
As pessoas partilham de uma interação social.
Têm pontos em comum entre membros.
Partilham uma área durante um período de tempo.
Comunidade virtual é um local online onde pessoas que partilham laços comuns podem interagir umas com as outras.
"As comunidades virtuais geram valor para os seu membros através da troca de conhecimento." (Czaplewski & Gruen, 2004)
Comunidade Virtual
Os membros da comunidade que se sentem integrados:
São muito mais tolerantes a falhas no produto;
São mais leais;
Sentem-se mais motivados para fornecer feedback;
Estão mais propensos a experimentar novos produtos da marca;
São verdadeiros “missionários da marca” e carregam a mensagem de marketing do vinho, boca-a-boca para outras comunidades, quer sejam online ou offline.
Segundo Gruen et al. (2006), o marketing baseado no WOM – Word-Of-Mouth, tem-se mostrado uma ferramenta mais eficaz que as ferramentas marketing tradicional. A importância da promoção pela via WOM no processo de decisão de compra de vinho, faz o produto vinho bastante adequado para as comunidades baseadas na web.
Presença na Web
É suficiente ter um perfil nestas plataformas para mostrar a sua presença?
A resposta é simples. Não.
Tem que se envolver os seguidores e fãs;
Tem que se construir laços e relacionamentos fortes;
Tem que se promover o boca-a-boca;
E, acima de tudo, tornar divertido para todos.
Big Data
São dados que excedem a capacidade de processamento dos sistemas de bases de dados convencionais. Os dados são muito grandes, movem-se muito rápido, ou não se adequam às restrições das atuais arquiteturas de bases de dados.
BIG data tem tudo a ver com mudança:
- Na infraestrutura
- Na arquitetura
- Na estrutura dos dados
- Na estrutura organizacional
- Nos processos de negócio:
- Melhorias incrementais aos processos existentes
- Mudanças radicais nos processos existentes