Marcaweb

Como funciona um motor de busca e tipos de pesquisa

Como Funciona um Motor de Busca

Um motor de busca associa palavras que os utilizadores pesquisam (“queries”) a um índice, apresentando assim sumários de conteúdo numa página de resultados (ou SERP - Search Engine Results Page).

Basicamente tem três componentes: o crawler (ou spider), o índice - a base de dados massiva criada pelo crawler - e o sistema runtime - que faz a ligação entre a consulta e o software de busca, tornando os dados constantes no índice inteligíveis para o utilizador.

Tipos de pesquisa num motor de busca

Pesquisa Transacional – “Do”

Intenção de ação – os utilizadores querem atingir um objetivo ou desempenhar uma atividade; O objetivo ou atividade podem ser fazer um download, comprar, obter, entretenimento, ou interagir com um recurso.

Exemplos de Objetivos e Atividades

  • Comprar um produto
  • Fazer um downloadPagar uma fatura
  • Jogar
  • Imprimir um calendário
  • Enviar flores
  • Organizar fotos
  • Ver um vídeo
  • Copiar uma imagem ou um clipart
  • Participar num inquérito
  • Ver páginas de entretenimento (TV, vídeo, música)

Pesquisa Informacional – “Know”

Intenção de saber - O objetivo é encontrar informação. As páginas pretendidas devem ter informação de qualidade, conexa e relevante para a pesquisa feita.

Exemplos de intenções:

  • Obter informações de viagens e turismo para planear as férias •Encontrar informações sobre geografia, economia, cultura do Dubai •Saber como remover nódoas
  • Ver sintomas duma doença
  • Obter uma receita

Pesquisa Navegacional – “Go”

Intenção de visitar um site sem necessidade de preencher o seu endereço completo (https://marcaweb.pt)

Intenção de visitar uma página específica dum site.

A página pretendida designa-se por “target page”.

Exemplos de pesquisas:

  • youtube, facebook, contactos

Pesquisa com múltiplas intenções – “Do, Know, Go”

Muitas pesquisas têm mais do que uma intenção do utilizador.

Exemplos de pesquisas:

  • [download chrome] – “Do” e “Go” – utilizador quer fazer download do browser (Do), mas fazê-lo através do site oficial Chrome (Go).
  • [camaras digitais nikon] – “Do”, “Know” e “Go” – alguns utilizadores poderão querer comprar uma Nikon (Do), outros querem apenas recolher informações (Know) e outros ainda querem ir ao site da Nikon (Go).
  • [ipad] – Idem (Do, Know, Go).
Marca Web

Inovamos com tecnologia e criatividade! Desenvolvemos soluções web e estratégias de marketing digital à medida.

Oeiras
Portugal

9.00 AM - 6:00PM