Marcaweb

O que é o Email Marketing?

A origem do e-mail remota a 1972 quando Ray Tomlinson criou as mensagens electrónicas para possibilitar a comunicação entre pessoas á distância. A sua construção é representada da seguinte forma - nome do utilizador, separado por o caracter @ e termina com o nome do servidor ([email protected]).

Este meio de comunicação eletrónico é utilizado como uma estratégia de marketing com o ingresso de visitas ao website. No entanto existem alguma possibilidades de tai como:

  • Assinaturas de email - É um espaço que as empresas utilizam para promover mensagens junto de clientes e não esquecendo que a mesma assinatura num email pode ser redirecionada para terceiros. Desta forma é importante as empresas estabelecerem regras sobre a forma como são apresentadas as assinaturas devendo constar o endereço web, uma mensagem promocional bem como os respectivos contactos e nome do proprietário da assinatura.


  • Newsletter - As newsletter enviadas por e-mail representam um custo baixo para as empresas e permite alcançar á distancia os clientes alvo e o posicionamento no sector de actividade online. Para isso é importante ter em conta o objectivo da newsletter e a forma de interação com o cliente, pois é necessário acrescentar valor aos seus destinatários, com informações ou conselhos com utilidade. Na mudança do marketing tradicional para o marketing digital esta ferramenta traz bastantes vantagens desde o custo, ao alcance e a sua periodicidade, o que permite uma maior aproximação ao cliente não esquecendo a importância do conteúdo e a forma como este é apresentado.


  • Ofertas - Através do email podemos enviar muito mais do que uma newsletter, ou seja, enviar ofertas, promoções, dicas, concelhos e um vasto leque de opções ao cliente. É uma estratégia boa para colmatar a abertura de emails e melhor a relação empresa-cliente e vice-versa.


  • Email Marketing - Normalmente é uma estratégias que as empresas recorrem a apoio de empresas/ agencias do digital, graças a sua especialização estas auxiliam com o aluguer de bases de dados para o envio de informação ao clientes, sejam eles B2B ou B2C.


O e-mail marketing acaba por ser um pilar muito importante para as vendas das empresas e assim sendo uma base de dados de clientes deve estar organizada e muito importante atualizada, não esquecendo os respectivos consentimentos de utilização e as políticas de privacidade de acordo com a regulamentação geral de proteção de dados.

Vantagens do email marketing

Para as empresas realizar campanhas de email-marketing existem alguma vantagens como a redução do custo e este estar directamente relacionado com o publico-alvo, evitando desperdícios desnecessariamente. Esta acaba por ser um principal motivo pelo qual as empresas optam por esta estratégia afunilando as etapas.

Outro motivo é a forma fácil como recolhemos dados para analise, elementos como contactos e compras é possível de realizar estas ações nas campanhas de email marketing e de medir o retorno do investimento.

Uma vantagem que é uma realidade é o meio generalizado para todo o mundo - correio eletrónico. E ainda permite a sua programação em alturas especificas, tais como através da data facultada podemos programar aniversários, ofertas, promoções para os clientes, novidades. E facilmente este ciclo se torna repetitivo e gera mais alcance porque os destinatários do email marketing duma campanha duma empresa, acaba sempre por encaminhar algo junto do seu ciclo de contactos.

Uma mais valia do email-marketing é o facto de ser processado em segundo e a sua rapidez face a outros meios que podem demorar algum tempo como o correio tradicional de envio de cartas.

A sua personalização também é um ponto crucial para as empresas pois permite o teste de campanhas para segmentar através dos resultados obtido na amostra do universo dos destinatários do email-marketing.

Contudo esta opção nas empresas permite a promoção do ambiente evitando o gasto de recursos desnecessariamente.

Morada:
Contactos

Mobile. +351 965 546 839

Email. [email protected]

Social